Piscinas do Clube recebem o serviço de guarda vidas

Piscinas do Clube recebem o serviço de guarda vidas

No último feriado de carnaval, foram contratados dois guarda-vidas para o clube. Trata-se de uma medida preventiva devido à previsão de maior movimentação nas piscinas durante o período festivo. A intenção é de manter o serviço permanente durante os períodos mais movimentados do clube.
Durante a prestação do serviço, a empresa contratada também disponibilizou os equipamentos necessários ao primeiro atendimento de ocorrências. Os equipamentos foram:

Kit de primeiros socorros, contendo: ataduras, gazes, soro fisiológico, degermante, esparadrapo, tesoura ponta romba, bandagem para contenção de hemorragia externa, luvas de procedimento e etc.
Esfignomanometro e estetoscópio / semiautomático (para aferir pressão arterial).
Aspirador de secreção manual.
Reanimador manual (Adulto e Infantil) e (máscara poket) para parada respiratória ou parada cardio pulmonar.
• Talas moldáveis e talas rígidas para imobilizações diversas.
• Prancha de resgate para transporte de paciente com estabilizador de cabeça e tirante do tipo aranha.
Colar cervical de resgate regulável.
• Boia circular;
• Boia torpedo;
• Rádios de comunicação.

De acordo com dados de 2015 da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), 17 pessoas morrem por afogamento todos os dias no Brasil, sendo essa a segunda maior causa de morte acidental do País, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito.

Os guarda-vidas civis são responsáveis por todas as atividades relativas à prevenção de acidentes aquáticos em ambientes privados (como piscinas de clubes) e públicos (como mares, rios, represas, lagos e áreas de banho coletivo em geral).

Também é função do guarda-vidas alertar banhistas que apresentem atitudes que lhes ofereçam risco, além de orientar pais e responsáveis que estejam com crianças sobre as medidas de segurança para evitar que haja afogamento ou que as crianças se percam. Em piscinas, também é preciso verificar condições de higiene, a conservação da sinalização de segurança e verificar o funcionamento de equipamentos como bombas, para avaliar se elas oferecem risco. Em qualquer situação de irregularidade, também é dever dos guarda-vidas alertarem o poder público ou a direção dos clubes para que sejam tomadas as devidas providências.

É importante ressaltar que os associados do Residencial também contam com o serviço de UTI Móvel, sob a responsabilidade da empresa VIDA EMERGÊNCIAS MÉDICAS, disponível a qualquer hora e somente para os casos de emergências efetivas

Piscinas do Clube recebem o serviço de guarda vidas
5 (100%) 3 votes
Compartilhe: